Thursday, September 21, 2006

PAIS E FILHOS

Os pais, muitas vezes erram na criação dos filhos, depois quando acontece algo muito ruim com eles, esses pais ficam a se torturar e muitas vezes tentando se justificar perante os outros.
Filhos são filhos e pais são pais. Parece muito simples, mas é muito simples quando cada qual sabe qual é o seu papel. O que acontece é que muitas vezes os pais esquecem que os filhos precisam ser conduzidos e orientados. Dizer sim quando for o caso e não quando também for o caso. Pais precisam ser firmes, para mais tarde não se arrependerem de atitudes que não tomaram.

Criar os filhos ensinando-os a se respeitarem, pois quem aprende a se respeitar vai cuidar bem de si mesmo e dos outros. E respeito é algo que precisa ser ensinado para os filhos desde a mais tenra idade.
Eu sei que muitas vezes os filhos são teimosos e também sei que existem aqueles que tem um temperamento forte. É por isso que, melhor que falar é dar o exemplo. E os filhos precisam muito de bons exemplos, principalmente nesta época em que estamos vivendo em que tudo parece estar fora do lugar e onde o caos está estabelecido.
Ensinar os filhos a valorizar a vida, porque a vida é um bem tremendamente precioso que não pde ser jogado fora.

Amar é cuidar, é zelar, e é também dizer não, mesmo que muitas vezes os filhos fiquem chateados. O não de hoje pode ser o sim para o amanhã. Não para os abusos, não para os excessos. Sim para o equilíbrio sim para a vida.

ENSINA A CRIANÇA O CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR E MESMO DEPOIS DE VELHA ELA NÃO SE DESVIARÁ DELE - provérbios

lita duarte